Escola Municipal Marcionílio Rosa4º ano AProfª. Rosangela Rodrigues dos SantosCoordenação: Deise PimentelDuração: 27/04 a 01/06/2011Sequência didáticaBrincando e aprendendo matemática
OBJETIVO GERAL: Despertar nos alunos o interesse pelas quatro operações básicas da matemática, fazendo com que encontrem soluções para a resolução dos problemas, não só na escola como também na vida cotidiana, priorizando o gosto de aprender a partir do lúdico, pois aprender brincando faz com que a criança adquira prazer pelo ato de aprender.
Objetivos- Estimular o gosto pela matemática através do lúdico;- Fazer com que o aluno encontre rapidamente os resultados, exercitando o raciocínio lógico;- Despertar o gosto e o interesse pela matemática;- Exercitar e fixar as quatro operações básicas da matemática através dos jogos.- Usar estratégias na resolução de problemas;
Conteúdos
As quatro operações fundamentais
MetodologiaSão quatro aulas na semana, e as aulas serão divididas assim: duas aulas trabalharei o conteúdo e as duas seguintes um jogo. Durante o bimestre estarei dando ênfase nas quatro operações básicas da matemática com atividades voltadas para a compreensão do algoritmo convencional. Aqui será explicito somente as aulas dos jogos, podendo ter alterações de acordo com a necessidade da turma.
1ª semana (27/04): Construção do jogo do boliche para trabalhar adição. Dividir a turma em grupos, cada grupo confeccionará o seu jogo e depois terá o momento de jogar. 2ª semana (04/05): Dividir a sala em grupos de 5 pessoas e construir com eles o jogo da memória da adição de números até centenas. Discutir as regras do jogo. 3ª semana: (11/05): Pescaria das continhas:Material: 1 caixote com areia, cartões com formato de peixinhos com continhas de adição e subtração. A turma será dividida em 5 grupos, cada um na sua vez retira um peixinho e faz a continha. Se acertar guarda o peixinho para si. No final quem tiver mais peixinhos vence.
4ª semana: (18/05) Jogo dos balõesA turma será dividida em dois grupos. Cada balão terá uma multiplicação. Chamar um aluno de cada equipe e pedir que encham os balões até estourar, quem estourar primeiro tem tempo de pensar o resultado enquanto o outro enche o balão até estourar. Cada um tem dois minutos para resposta. Marca ponto o grupo que acertar.
5ª semana: (25/05) Jogo no laboratório de informáticaLevar os alunos ao laboratório de informática da escola para trabalhar com jogos matemáticos, explicando e mostrando como é seu funcionamento. Fazer uso do seguinte site: http://www.ojogos.com.br/jogos/matematica/matematica.html
6ª semana: Encerramento com uma gincana envolvendo todo conteúdo trabalhado.
Avaliação
Observando participação e envolvimento de todos.
Sequência didática de jogos com o uso das quatro operações fundamentais.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Sequência didática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Foi muito proveitoso consegui inovar essas ideias com outras
ResponderExcluirAdorei as atividades irei fazer com os meus alunos.
ResponderExcluirGostei da sequência didática elaborada professora Rosângela. Estou cursando Matemática e vai me ajudar em uma atividade e também me auxiliar de como desenvolver minhas sequencias didáticas. Parabéns!
ResponderExcluir